A importância da comunicação no ramo do Agronegócio

6 dicas valiosas para uma comunicação eficiente

No ambiente de trabalho sabe-se que é de extrema importância o conhecimento técnico na área de atuação, porém uma das características desejáveis e indispensáveis para qualquer profissional é a boa comunicação!

O indivíduo pode ser muito competente, preparado, criativo e capaz de executar as mais complexas tarefas, porém, deverá ter a habilidade de transmitir tudo o que sabe, planeja e faz! Caso contrário, as suas habilidades, esforços e competências não irão contribuir de maneira eficaz com a empresa.

Com os avanços tecnológicos e as novas tendências de mercado, o domínio da comunicação, seja ela escrita, oral ou não verbal, é uma característica cada vez mais importante para o profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho. Desta maneira é interessante que o profissional busque aperfeiçoar essa característica, uma vez que é através da comunicação que se transmite mensagens claras, com objetivo de aprimorar a rotina de trabalho.

Os erros na implantação das ferramentas de comunicação podem causar problemas como a falta de envolvimento e participação de funcionários, desmotivação, dificuldades com o trabalho em equipe, barreiras ao personalizar mensagens para diferentes públicos, e até mesmo problemas causados pelo excesso de informação. Portanto, a comunicação quanto utilizada de maneira adequada evita que as informações sejam transmitidas de forma errônea².

No ramo do Agronegócio, encontramos uma diversidade de públicos com diferentes perfis, desde o pequeno produtor, que se preocupa com a sustentabilidade do seu negócio e com a qualidade dos produtos oferecidos; o médio produtor, que se mostra mais engajado e antenado em buscar informações que contribuam com o crescimento do seu negócio; e o empresário do agronegócio que possui diversas propriedades com diferentes atividades, realizando a gestão de uma grande equipe¹.

Dentro deste contexto, é ideal que o profissional do agro saiba como se comunicar de maneira clara e objetiva, buscando atender aos diferentes públicos, estabelecendo assim uma relação de confiança e despertando a empatia das pessoas!

Por isso, preparamos 06 dicas valiosas para uma comunicação eficiente:

  1. Aproveite a grande disponibilidade das ferramentas de comunicação!

Saia da zona de conforto, busque o conhecimento! Melhore a sua comunicação, faça cursos de oratória, leia livros, pratique! Sempre podemos e devemos progredir.

  1. Seja uma pessoa otimista!

Esta dica vale para todas as áreas da vida, seja ela pessoal ou profissional. Pessoas otimistas criam melhores soluções para resolver os problemas do trabalho, em contrapartida, o medo que surge com o pessimismo faz com que o cérebro crie apenas raciocínios de sobrevivência e não age para solucionar os problemas.

  1. Fique atento à comunicação não verbal!

Comunicação não-verbal é a comunicação que não é feita com fala verbal nem com a escrita. Os pensamentos são expressos por meio de elementos comunicativos sem o uso de palavras, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, utiliza-se de simbologias textuais. É ela a responsável pela primeira impressão de uma pessoa. Pesquisadores dizem que até 55% da mensagem é transmitida via linguagem corporal. A linguagem corporal contribui para dar credibilidade à mensagem. Bons comunicadores dominam um assunto, mas também adotam a postura, os gestos, a roupa, a conexão visual e a entonação de voz adequados.

  1. Para cada perfil, um tipo de discurso!

Ajuste as suas mensagens de acordo com o público que estiver falando. É importante ter o discernimento da diferença de linguagem entre um produtor rural, um capataz e um profissional da área de agrárias, por exemplo. Estabeleça uma relação com essas pessoas, dessa maneira você saberá em qual situação deverá utilizar termos técnicos e linguagem formal ou informal.

  1. Não interrompa quem estiver falando!

Esta dica é realmente muito valiosa! Quando ouvimos atentamente, conseguimos entender a opinião do outro. Por mais que não concordamos com o que é dito, sempre podemos absorver algo de bom. Ao ouvir outro ponto de vista devemos evitar o confronto direto. Portanto, no momento de iniciar sua resposta é interessante utilizar frases como: ‘’eu compreendo o que você quer dizer, mas acredito que neste caso a melhor maneira seria…’’.

  1. Escolha o canal correto de comunicação!

Será que o e-mail e o Whats App são os melhores canais atuais de comunicação? Você conversa pessoalmente com as pessoas? Saber o canal que se deve escolher para se comunicar com cada tipo de público faz toda a diferença!

REFERÊNCIAS

¹ Silva, R. C. A importância da comunicação para o agronegócio. 

² Paulillo, G. A comunicação no ambiente de trabalho: a mais importante das competências.

 

 

Natália Feliciano Ouriveis
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Tem experiência na área de Zootecnia com ênfase em mercadologia e análise do comportamento dos consumidores de produtos de origem animal. Mestranda em Ciência Animal pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *