10 Dicas para facilitar a limpeza dos utensílios de Churrasco

 

Final de semana chegando? Oba! Dia de fazer aquele churrasco delicioso, confraternizar com os amigos e família, comer aquela carne assada bem suculenta… huummm!

Porém o maior trabalho vem depois da festa, na hora de limpar os utensílios de churrasco que estão engordurados!

Vale lembrar que a limpeza bem feita é super importante para que a gordura não prejudique a qualidade dos próximos churrascos! Quer saber como realizar a limpeza dos utensílios de maneira rápida e eficaz? Acompanhe as 10 dicas abaixo e faça a limpeza com os “pés nas costas”!

1- SE POSSÍVEL LIMPE OS UTENSÍLIOS NO MESMO DIA

A primeira dica é que você não deixe a limpeza para o dia seguinte, pois a gordura presente nos utensílios irá secar e desta maneira irá dificultar a limpeza.

2- PAPEL TOALHA PARA ELIMINAR O EXCESSO DE RESÍDUO

Para remover os resíduos e um pouco da gordura você pode utilizar um papel toalha para fazer uma pré – limpeza dos utensílios antes da lavagem.

3- UTILIZE ÁGUA QUENTE

Para facilitar a limpeza da tábua, grelha, espetos e talheres você pode ferver uma boa quantidade de água e jogar nos utensílios antes da lavagem para auxiliar na remoção da gordura. Depois é só lavar o material com água e sabão e finalizar jogando novamente a água quente, que além de amolecer a gordura irá matar os microrganismos presentes nos utensílios.

4- ESPONJA E SABÃO

Escolher uma boa esponja para esfregar os utensílios de churrasco é muito importante. Uma esponja de qualidade ruim se desgasta muito facilmente e prejudica a limpeza. Além disso o ideal é usar detergentes de boa qualidade, encorpados, que com um pouco já fazem bastante espuma. A espuma precipita a sujeira auxiliando na remoção dos resíduos.

5- ESCOVA DE CERDAS DURAS E ESPONJA DE AÇO

Você pode usar uma esponja de aço ou uma escova com cerdas bem duras para remover melhor as sujidades presentes na superfície dos utensílios, além de auxiliar a remover os resíduos daqueles cantinhos difíceis.

6- DESENGORDURANTE

Outra dica é fazer o uso do desengordurante, que irá remover as sujeiras mais difíceis e a gordura mais facilmente, facilitando a finalização com água e sabão. Para utilizar o produto corretamente, basta aplicar o produto em um pano macio ou em uma esponja e passar na superfície do utensilio para remover os resíduos.

7- BICARBONATO DE SÓDIO E VINAGRE

Uma receita caseira bem simples que auxilia na remoção da sujeira é passar uma camada de bicarbonato de sódio nos utensílios com gordura e borrifar uma quantidade de vinagre branco de cozinha, após essa etapa, esfregar com uma escova e finalizar com a lavagem utilizando água e sabão. O vinagre e o bicarbonato de sódio têm ação antibacteriana e são ótimos desinfetantes.

8- LIMÃO

A acidez do suco de limão é um aliado poderoso no momento da limpeza, pois tem ação desengordurante que facilita a limpeza. Esprema o suco do limão em uma esponja e esfregue a superfície do utensílio. Você também pode deixar os utensílios de molho em água contendo o suco do limão e deixar agir por alguns minutos.

9- SECAR ADEQUADAMENTE

É importante que se faça a secagem dos utensílios com um pano de prato seco, ou deixando secar à sombra. Deve-se armazenar o material em local seco, evitando desta maneira o contato com a umidade, o que pode provocar a proliferação de microrganismos e até mesmo contribuir para que a grelha ou espeto fiquem enferrujados!

Caso algum utensílio enferruje, é possível realizar a remoção, deixando o espeto de molho algumas horas no vinagre e por fim fazer a lavagem normal com detergente neutro e esponja.

10- USAR PÃO SECO

Por fim, outra dica que muito legal é a utilização de pão francês seco, bem velho. Basta esfregar o pão na grelha até que saia parte da gordura, depois é só finalizar a limpeza com água e sabão.

 

Achou legal? Esperamos que com essas dicas o trabalho de limpeza fique mais prático e fácil, assim você vai poder desfrutar melhor do próximo churrasco sem se preocupar com a limpeza e com os resíduos de alimentos que podem conter microrganismos prejudiciais a sua saúde.

Fique sempre atento à higienização, é uma maneira segura de garantir a qualidade do seu alimento! Não há nada melhor do que fazer o próximo churrasco com tudo limpinho, garantindo o bem-estar da sua família e amigos. Além disso, os seus utensílios terão uma vida útil maior!

 

Você vai gostar de ler também: Top 15 Churrasqueira

 

Referências

Dicas de mulher – Como usar os produtos de limpeza

Dicas online – Como tirar a gordura de louça em 4 passos.

Empório do lazer – Como limpar a grelha da churrasqueira sem sofrer.

Gshow – Como limpar a grelha de churrasco com pão velho.

Minerva – Como limpar a grelha da churrasqueira.

WikiHow – Como limpar uma churrasqueira.

Natália Feliciano Ouriveis
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Tem experiência na área de Zootecnia com ênfase em mercadologia e análise do comportamento dos consumidores de produtos de origem animal. Mestranda em Ciência Animal pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *